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7 Dicas para emagrecer com saúde

Você já fez dietas restritivas para perder peso, mas sempre enfrenta o “efeito sanfona”? Emagrecer com saúde requer uma mudança de hábitos para a vida, disciplina e vontade de fazer diferente. E o melhor: é mais simples do que você pode imaginar!

Se você não tem qualquer tipo de restrição alimentar, pode manter uma alimentação equilibrada e sem retirar os produtos que gosta do dia a dia. Quer saber como? Então continue a leitura!

Importância de mudar os hábitos de vida

É fundamental reavaliar os seus hábitos de vida antes de iniciar um processo de emagrecimento saudável. Por quê? O excesso de ansiedade ou o estresse podem dificultar a perda de peso e, até mesmo, gerar uma compulsão alimentar.

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Dicas para mudar de hábitos

Muitas vezes, as pessoas que iniciam o processo de emagrecimento precisam reavaliar a rotina e realizar mudanças no estilo de vida. Calma, não precisa se assustar! A ideia aqui é mostrar que muitas situações podem impactar negativamente a sua saúde e o intuito é apresentar algumas práticas que vão ajudá-lo. Veja algumas dicas para ter uma vida equilibrada e pratique-as se achar que são úteis para você:

  • não leve a vida tão a sério. Procure realizar alguma atividade divertida de vez em quando para descontrair e sair da rotina;
  • valorize as pessoas que ama e separe alguns momentos para interagir com elas (pode ser por telefone, encontros pessoais);
  • separe alguns minutos por dia para fazer algo que gosta. A ideia é ter um momento só para você. Procure ler um bom livro, apreciar uma paisagem, ouvir suas músicas preferidas e veja como isso fará diferença no seu dia;
  • pratique exercícios. Você pode fazer uma simples caminhada, corrida, andar de bicicleta, ir para a academia ou dançar. Escolha a atividade que mais gosta ou que é mais acessível para você e mexa-se! O seu corpo e a sua mente agradecerão!
  • faça meditação. Essa é uma excelente ideia para quem é muito ansioso ou estressado. A meditação faz você se concentrar no momento presente e ajuda a aquietar a mente. Acredite, ela também contribui para você ter mais produtividade! O medite-se é um aplicativo gratuito e fácil de utilizar.

E aí, pronto para mudar os seus hábitos de vida? Não precisa se preocupar se você não conseguir fazer tudo de uma vez. Esse é um processo lento mesmo e de aprendizado, mas que fará muita diferença para um emagrecimento saudável.

7 dicas para emagrecer com saúde

Você vai perceber que perder peso na balança pode ser mais fácil do que sempre imaginou. É claro, isso não ocorre da noite para o dia e exige uma reeducação alimentar. Veja as principais dicas para começar a implementar no seu dia a dia:

1. Beba bastante água

O corpo humano é composto por 60% de água, aproximadamente. Isso significa que é necessário ingerir o líquido para manter as atividades vitais do organismo. Costuma-se se dizer que o indivíduo deve ingerir pelo menos 2 litros de água por dia, mas essa quantidade pode variar dependendo da atividade exercida, do tamanho e peso corporal.

Atletas de alto rendimento, por exemplo, precisam ingerir de 8 a 10 litros de água por dia. Já quem não pratica exercícios pode permanecer na média de 2 litros. Vale lembrar que regiões com temperaturas mais altas exigem maior ingestão.

Quer saber um bom motivo para ingerir o líquido? A água auxilia na desinflamação do organismo, no funcionamento do intestino e ajuda a desinchar.

Dica importante: não espere sentir sede para beber água. Esse já é um sinal de que o corpo já está desidratado.

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2. Consuma frutas

As frutas são ricas em vitaminas que ajudam a melhorar o sistema imunológico do organismo. Elas também têm fibras que auxiliam no bom funcionamento do intestino. O ideal é variar os tipos de frutas ao longo do dia para ingerir diferentes tipos de vitaminas. As frutas são excelentes opções para as refeições intermediárias como o lanche da manhã e da tarde e também como sobremesa após o almoço.

3. Procure ingerir oleaginosas

Muitas oleaginosas são fontes de ômega 3, um ácido graxo importante para o funcionamento do organismo. Elas também são fontes de antioxidantes, responsáveis por combater os radicais livres. Conheça as principais oleaginosas encontradas em supermercados e lojas de produtos naturais:

  • amendoim;
  • amêndoas;
  • castanha-do-pará;
  • castanha de caju;
  • nozes;
  • macadâmia.

Talvez você até esteja pensando “elas são caras”! O valor do quilo pode até ser elevado, mas não é necessário consumir muitas unidades ao dia. Elas podem ser combinadas com a ingestão de frutas e vão ajudar você a emagrecer com saúde.

4. Faça a ingestão de saladas e legumes

As verduras – alface, rúcula, couve – e os legumes também são fontes de vitaminas, sais minerais e fibra. Portanto, devem fazer parte da rotina alimentar do indivíduo que pretende ter uma vida mais saudável.

Eles auxiliam no controle de peso, pois a ingestão deles com outros alimentos nas refeições principais gera mais saciedade. As verduras e legumes também contribuem para melhorar a pressão arterial, os níveis de colesterol e açúcar no sangue.

Para quem sofre com a síndrome do intestino irritável, eles também auxiliam a diminuir a constipação intestinal. Nesse caso, você só precisa ficar atento aos alimentos que geram mais desconforto no dia a dia, como os com alto teor de fodmaps.

E aí, o que acha de deixar o seu prato mais colorido a partir de agora?

5. Valorize as fontes de proteína

As proteínas também devem estar presentes na rotina de quem pretende emagrecer com saúde. Elas dão mais saciedade, o que diminui a necessidade de ingerir outros alimentos logo após as refeições.

As proteínas também são fontes de nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo. Elas ajudam no processo de ganho ou manutenção de massa muscular, característica essencial para o equilíbrio entre “massa gorda e magra”. As principais fontes de proteína são:

  • carne vermelha;
  • frango;
  • peixes;
  • ovos.

Contudo, se você é adepto da alimentação vegana pode garantir a absorção desses nutrientes por meio de uma adaptação no cardápio e maior ingestão de produtos como lentilha, grão-de-bico e ervilha.

6. Consuma carboidratos

Em muitos estilos de dieta restritiva os carboidratos se tornaram os “vilões” do emagrecimento. Contudo, como os demais alimentos, eles também têm funções importantes para o organismo. Entre elas estão o fornecimento de glicose, que se transforma em energia no corpo. A ausência do carboidrato pode provocar sintomas como dores de cabeça, insônia, problemas de humor e tremores.

É claro que você não precisa exagerar na quantidade desses alimentos. O equilíbrio entre todos os grupos de nutrientes é essencial para uma vida equilibrada e saudável. Conheça algumas fontes de carboidratos:

  • arroz;
  • aveia;
  • macarrão;
  • batata;
  • açúcar;
  • frutas;
  • legumes.

Portanto, você não precisa deixar de ingerir o macarrão com o molho que mais gosta ou aquela lasanha especial! Basta consumir os demais alimentos durante o dia e não exagerar na quantidade.

7. Utilize gorduras boas durante o dia

O organismo também precisa de uma quantidade de gordura boa ao longo do dia para funcionar adequadamente e controlar os níveis de colesterol. Essas gorduras são encontradas em alimentos como: azeite de oliva, abacate, linhaça, castanhas e chocolate amargo.

É isso mesmo! Você não precisa ficar sem chocolate durante a semana! A dica é tentar, aos poucos, substituir o chocolate ao leite por uma versão mais saudável com 50% ou mais de cacau. E claro, não exagerar na quantidade! 

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Um quadrado de chocolate de vez em quando não faz mal para pessoas que não têm qualquer tipo de doença que exija um cuidado maior, como diabetes.

Já deu para perceber que o segredo para emagrecer com saúde está em uma alimentação balanceada e rica em nutrientes, certo? Você não precisa cortar tudo que gosta, apenas equilibrar a quantidade de cada tipo de alimento durante o dia.

Se você ainda precisa de auxílio para buscar uma combinação melhor de alimentos durante o dia, é recomendável procurar o auxílio de um nutricionista em sua cidade. Ele poderá adaptar o plano alimentar de acordo com a sua rotina. 😉

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About Morgana Hübener Linhares Guzzo

Jornalista que descobriu o incrível mundo do Marketing. Gosta de escrever conteúdos para blogs e aprende a cada dia com um novo tema que precisa estudar. Tem pós-graduação em Comunicação Estratégica e Negócios e está concluindo um MBA em Estratégias de Marketing.

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