fbpx
exercício físico ajuda a emagrecer

Importância do exercício físico no processo de emagrecimento e saúde

Você quer perder peso – seja por questão de saúde ou estética – e não sabe qual é o melhor caminho? A melhor forma de obter o resultado esperado é aliar o exercício físico à uma dieta saudável.

A escolha dos alimentos certos na sua rotina alimentar já proporciona bons resultados de emagrecimento. Ao unir tudo isso a uma atividade física é possível aumentar o percentual de massa magra e manter a saúde em dia. Quer compreender melhor este assunto? É só continuar a leitura!

Importância de praticar exercício físico com a dieta alimentar

É possível perder peso sem praticar atividade física? Sim, com uma dieta equilibrada você consegue diminuir a massa gorda e perder peso. Contudo, essa não é a melhor forma de iniciar uma dieta.

A nutricionista Talita Menezes explica que o exercício físico libera endorfina – a mesma sensação causada pela ingestão de chocolate – e ajuda a diminuir a ansiedade. Isso é muito importante no processo de emagrecimento, uma vez que muitas pessoas acabam sabotando a dieta por excesso de ansiedade.

Uma alimentação rica em nutrientes e com equilíbrio na ingestão de gorduras boas, carboidratos, proteínas, frutas e verduras possibilita a redução de peso de maneira saudável. Ou seja, não é necessário ingerir suplementos ou adquirir produtos caros para conseguir ter uma alimentação adequada.

Contudo, é importante compreender que a vida não se resume em “ter um baixo percentual de gordura corporal, mas viver com qualidade, com musculatura fortalecida, bom condicionamento físico e sem lesões causadas pelo sedentarismo”, salienta Gustavo Pazinato, profissional de educação física.

Reflexo na saúde de aliar alimentação saudável à prática de exercícios

Antes de iniciar uma dieta para perder peso, é muito importante que o indivíduo também pense em ter mais saúde e qualidade de vida. Só assim conseguirá manter uma rotina alimentar adequada por toda a vida.

Além disso, também é necessário compreender que a dieta não precisa ser restritiva, apenas se a pessoa tem algum tipo de intolerância alimentar. Caso contrário, o ideal é equilibrar o consumo de alimentos saudáveis e fazer adaptações no cardápio para o indivíduo continuar ingerindo os produtos que gosta.

Diferença ao praticar exercício físico com a dieta

Um exemplo da situação exposta é a dieta livre de Fodmaps feita por uma paciente da nutricionista Talita Menezes. As primeiras semanas exigiram o corte total dos produtos que causam efeitos no organismo, como gases e distensão abdominal.

Nas semanas seguintes, os alimentos começaram a ser reinseridos aos poucos e a dieta também incluiu a ingestão de uma fatia de bolo por dia. É claro que foram feitas adaptações na receita para favorecer a ingestão de ingredientes mais saudáveis, como castanhas ou nozes, aveia, cacau ou frutas.

Essa paciente, porém, não incluiu a atividade física em sua rotina e com isso teve dificuldades de manter a massa magra durante o processo. Para complementar, ela ainda não seguiu o plano alimentar 100% e acabou ingerindo calorias a mais. Com isso, ganhou um pouco de peso e perdeu massa magra. Veja o exemplo:

perda de massa magra

Por que isso aconteceu? Ela não consumia a quantidade indicada de proteína ao longo do dia e para piorar, não praticava exercício físico. Caso ela fizesse alguma atividade duas ou três vezes por semana já não perderia tanta massa magra e ainda conseguiria fortalecer a musculatura.

O profissional de educação física, Gustavo Pazinato, complementa que a atividade física auxilia no emagrecimento porque aumenta o gasto energético, desenvolve a massa magra e libera hormônios que geram mais bem-estar. Ele mostra o exemplo de uma aluna que passou por um processo semelhante de cuidado com a alimentação, mas com a prática de atividade física:

ganho de massa magra com exerício

Vale lembrar que você só deve iniciar uma dieta com o auxílio de um nutricionista. Ele é o profissional que sabe criar um plano alimentar de acordo com as suas necessidades diárias de nutrientes.

Já se você pretende iniciar exercício físico, procure um médico para orientá-lo sobre possíveis restrições em casos de problemas de saúde. Só então você deve procurar uma academia de confiança para iniciar as atividades.

E aí, está pronto para iniciar a mudança em busca de mais qualidade de vida? Baixe o nosso e-book com 5 passos para a reeducação alimentar!

About Morgana Hübener Linhares Guzzo

Jornalista que descobriu o incrível mundo do Marketing. Gosta de escrever conteúdos para blogs e aprende a cada dia com um novo tema que precisa estudar. Tem pós-graduação em Comunicação Estratégica e Negócios e está concluindo um MBA em Estratégias de Marketing.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *