fbpx
muffin funcional de cacau

Muffin Funcional de Cacau

O Receita da Nutri de hoje traz uma dica muito especial para o seu café da manhã ou lanche da tarde: o muffin funcional de cacau. O resultado do bolo é uma delícia e você ainda pode fazer ajustes conforme a sua vontade: troca da farinha de oleaginosa, mudança de sabor, entre outras opções.

A receita do muffin funcional de cacau também é perfeita para quem não gosta de ficar muitas horas na cozinha, mas adora um docinho no dia. Então, você tem um alimento nutritivo e ainda consegue saciar aquela vontade de açúcar. Vamos conhecer como funciona?

Ingredientes

  • Açúcar demerara – 3 colheres de sopa;
  • cacau em pó – três colheres de sopa;
  • coco fresco ralado – 1/2 xícara de chá;
  • extrato de baunilha – 10 gotas;
  • farinha de amêndoa – meia xícara de chá;
  • fermento em pó para bolo – uma colher de sobremesa;
  • óleo de coco – 1/3 de xícara de chá;
  • ovo de galinha – 3 unidades.

Modo de preparo do muffin funcional de cacau

Bata os ovos, o cacau, o óleo de coco e a essência de baunilha no liquidificador por cerca de 3 minutos. Em uma tigela, coloque os outros ingredientes e mexa bem.

Depois, misture o conteúdo do liquidificador e continue mexendo. Unte o fundo de forminhas de silicone com óleo de coco e distribua a massa. Leve ao forno pré-aquecido em temperatura média (180ºC) entre 20 e 25 minutos.

Dica extra:

Quem evita a ingestão dos alimentos da lista dos Fodmaps pode substituir a farinha de amêndoas por castanha-do-pará triturada ou nozes. Nesse caso, também é indicado retirar o coco. Uma ideia de substituição para ele é inserir pedacinhos de chocolate de cacau 60% ou mais. Fica uma delícia!

Se você não tem óleo de coco pode utilizar o óleo de girassol na mesma proporção. Aliás, você já pode fazer a substituição por completo do óleo de soja pelo de girassol em sua casa.

Essa receita também fica muito boa para fazer muffin de cenoura, laranja ou banana com canela. Então, é só usar a criatividade e diversificar os sabores no dia a dia.

muffin funcional de banana com canela

Ah, também é importante lembrar: o muffin de cacau não tem glúten, por isso, a durabilidade é de no máximo 3 dias. No caso dos celíacos, é recomendável adquirir embalagens de oleaginosas certificadas para evitar qualquer tipo de contaminação.

E aí, o que achou da receita de muffin funcional de cacau? Aproveite para fazer o teste em sua casa e depois deixe o seu comentário (e foto!) abaixo.😉

About Talita Menezes

Me chamo Talita Menezes e sou nutricionista na cidade de Chapecó-SC. Trabalho com mudanças de hábitos e comportamentos alimentares. Acredito que uma alimentação saudável pode mudar a vida de uma pessoa para melhor. Uma alimentação respeitando sua rotina e sua vida é a chave do sucesso para ter uma vida saudável.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *